12.4.20

Madeira #1


Achavam mesmo que eu ia deixar de publicar aqui no blog um guia sobre a viagem que fiz à Madeira?! Nahhhh, nada disso... Aqui pode tardar, mas não falha!! Eu sei que já passaram meses, mas se ao dia de hoje nos encontramos confinados a quatro paredes, se não nos é possível viajar, nada melhor do que viajar pela net, sem correr qualquer tipo de risco, e quem sabe, talvez esta partilha vos sirva de inspiração para a vossa próxima viagem também!
Esta viagem foi muito planeada. Não foi a minha primeira vez na ilha, mas mal me lembrava da última (e única) vez que lá tinha estado, tinha 5 anos e por isso as recordações não eram muitas, esta seria então como uma primeira vez. Planeei com a minha irmã todos os lugares que queríamos visitar nos três dias que tínhamos na ilha, todas as coisas que queríamos comer e todas as experiências que não podiam falhar. Muitos planos tiveram de ficar fora da lista, a ilha é relativamente pequena mas absolutamente imensa no que tem para nos oferecer, o que nem é mau de todo, é sempre uma desculpa para voltar!
Neste e nos próximos posts vou partilhar convosco por onde andei, o que fiz, o que comi! Por hoje trago-vos todos os lugares que visitamos com acesso gratuito. Espero que gostem!!





Pico do Arieiro
Eu adoro vistas em geral, se forem panorâmicas então... me chamem que eu vou! Por isso um miradouro (no mínimo) tinha de fazer parte desta viagem. Depois de aterrarmos na ilha e de termos o nosso carro fomos logo ao Pico do Arieiro. É o segundo pico mais alto da ilha, com 1818m de altitude. Num dia limpo e sem nuvens é possível avistar a Ponta de São Lourenço, que fica no extremo oriental da ilha, o Curral das Freiras, uma freguesia em Câmara de Lobos, e ainda a ilha de Porto Santo. Como fomos no inverno era provável que encontrássemos neve, no entanto fomos presenteados com bastantes nuvens, um arco íris e vento. Não conseguimos avistar nenhum dos lugares que mencionei, no entanto a vista é deslumbrante na mesma. No Funchal chovia e lá em cima estava imenso sol!




Câmara de Lobos
Entre um miradouro e outro passamos pela baía de Câmara de Lobos, uma das zonas piscatórias da ilha e uma das mais pitorescas também. É um centro pequenino, muito cuidado, mas onde podem encontrar muitos bares com petiscos e bebidas tradicionais assim como restaurantes igualmente típicos.





Cabo Girão
Acho que o Cabo Girão é um dos cartões postais mais comuns da ilha. É o promontório mais alto da Europa, a 589m de altura, que nos oferece uma vista maravilhosa para o imenso mar, para o Funchal  para a baía de Câmara de Lobos. E estrutura do miradouro é em vidro, imprópria para pessoas com vertigens, mas asseguro-vos que vale bem a pena. Já vos disse que adoro vistas certo? Fiquei maravilhada com isto!




Miradouro São Sebastião
Mais um miradouro e mais uma vista que vale bem a pena. É um dos miradouros do município da Ribeira Brava e fica situado entre um vale. Permite vista para a vila assim como a costa este e oeste. Se estiverem de passagem, como nós estávamos, não deixem de visitar!



Ponta do Sol
Este é mais um dos municípios da ilha, tão típico como Câmara de Lobos e Ribeira Brava. Além da vista para o oceano que é constante e sempre maravilhosa, viemos até esta vila em busca desta cascata! A estrada não é muito segura, estava cortada no momento, mas alguns locais disseram que conseguíamos passar na mesma, por isso circulem com cuidado!!! Apesar do perigo vale super a pena. É uma das várias cascatas que podem encontrar na ilha, sendo que esta cai mesmo em cima da estrada e vocês conseguem passar por baixo dela! Brutal!!





Piscinas naturais de Porto Moniz
Porto Moniz situa-se na parte norte da ilha e as piscinas naturais são o ponto a não perder aqui. Formadas pela lava vulcânica, e posteriormente com alguma intervenção humana, estas piscinas são alimentadas com água do mar, dando a sensação de se estar a nadar no mar mesmo. Quero tanto voltar aqui no verão!!!





Santana
O concelho de Santana situa-se a norte da ilha e é considerado pela UNESCO como reserva mundial da biosfera. São no entanto as suas casas típicas o mais conhecido cartão postal de toda a ilha. As casas de pedra com telhados de colmo íngremes em forma de triângulo têm dois pisos e eram no passado usadas como habitação (no piso térreo), e para guardar produtos agrícolas no sótão.






Funchal
A zona histórica do Funchal é outro ponto da ilha a visitar. Deixamos esta zona para a noite, depois do jantar, e como estávamos em época natalícia todas as ruas, TODAS sem excepção, estavam decoradas com luzes, presépios e outros elementos alusivos à época. Não conheço nenhuma outra cidade com tanta iluminação de Natal. Esta zona da cidade é caracterizada pelas ruas estreitas de calçada e fachadas antigas, onde não faltam restaurantes e bares, e o movimento é imenso! Outra característica desta zona é a intervenção artística visível em algumas ruas, resultado do projecto "Arte de Portas Abertas", quase resultando numa galeria a céu aberto.

4 comentários:

  1. Nunca fomos à Madeira. Gostávamos de ir para o ano, mas atrasámos as viagens deste ano... Não sabemos bem como isto irá ser. Agora é um dia de cada vez, certo?! Mas olha, boas dicas. Obrigado!!

    www.blogueelaeele.pt

    ResponderEliminar
  2. Também já fui há madeira, gostei imenso!
    Acho piada as estradas,são subidas e subidas, até tinha medo que o carro não aguentasse.

    Segui o Blogue, Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Xii.
    Que inveja (:
    Posso dizer que ir à Madeira está, há anos, na minha "bucket list" ou "wish list" como prefiram chamar.
    Mas ainda não surgiu o momento "certo". Nunca encaixa no calendário.

    Agora com esta situação, parece que vou ter de adiar mais algum tempo.

    É lindíssimo. Foste a locais espetaculares.
    Gostei sim. Obrigado por partilhar!

    Conjuntos Pai e Filho(a) | Conjuntos Mãe e Filho(a) | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E infelizmente não conseguimos visitar todos os sítios que queríamos, mas vamos voltar certamente!! A ilha é linda!!

      Beijos**

      Eliminar

Thank you for comment!
Big kiss.*Jo