15.7.19

Sardenha #3



Costa de Baunei
As praias que escolhemos visitar ficam na Costa de Baunei. Há imensas praias recomendadas em toda a ilha mas devido à proximidade do resort escolhemos ficar pela costa de Baunei.

A Cala Goloritzé foi a primeira praia que procuramos visitar. É uma praia com areia e certamente uma das mais recomendadas. Fomos de carro pela encosta da serra de Baunei, passamos no centro da vila, bem pitoresca e com ruas apertadinhas. As estradas, na sua maioria, são alcatroadas e por isso os acessos são bons. Andamos bastante pela serra e entre curvas e contracurvas encontramos uma série de animais. A certa altura o gps orientou-nos por um caminho de terra batida que nos levava até um largo onde há um restaurante e um parque para estacionar. Estávamos no acesso à Cala Goloritzé. No início do acesso há uma banca e uma cancela onde cobram a entrada de 6€ por pessoa e são precisos sapatos ou sapatilhas para descer. Leva uma hora para descer e na praia não vão encontrar nada além de areia, rochas e mar. Não há restaurantes nem bares e se descerem até lá têm de levar água e comida, lembrando que há uma hora limite para regressar (por volta das 17h acho). O regresso leva ainda 1h30, a subir pelo meio da encosta da serra.
Como não tínhamos sapatilhas recomendaram-nos outra praia próxima onde podíamos ir…

Preda Longa
De volta ao carro fomos até à praia da Pedra Longa. Uma vez mais o acesso é bom, sempre alcatroado até ao largo de acesso à praia onde podem estacionar gratuitamente. O parque não é enorme, mas não tivemos dificuldade nenhuma em estacionar. É uma praia de rochas, com vários sítios para mergulhar bem fundo! Encontramos algumas pessoas nesta praia, havia imensa gente a fazer escalada em várias rochas da Pedra Longa, achei que era uma praia menos familiar, mais radical, mas bem agradável. Junto ao estacionamento há um restaurante, o Trattoria Pedra Longa, onde almoçamos. Optamos por ficar na esplanada (pagamos uma taxa de 10% extra por isso) que tem uma vista brutal para a praia e toda a serra. Foi muito agradável mesmo. Estava calor mas a mesa onde ficamos estava debaixo de uma oliveira. A comida, uma vez mais, estava deliciosa! Aqui começamos a familiarizar-nos com o habitual “prego” dos empregados! Não tem tradução directa para português nem sei explicar-vos bem o que significa mesmo depois do que pesquisei, mas se estiverem por Itália vão ouvir esta palavra frequentemente.

Ah, nas refeições vão encontrar muitas vezes o carasau, uma espécie de pão que é típico da Sardenha. Fininho e estaladiço, muito bom!!

Depois do almoço encontramos uma espécie de parque com mesas e bancos para piqueniques. Estava numa zona com sombra e foi o local perfeito para descansar depois do almoço.
Já de tarde fomos mergulhar de novo. A água é bem mais salgada e até me fez arder os olhos, mas habituava-me facilmente a um mar assim, limpo, muito limpo, sempre a permitir ver o fundo, calmo e com uma temperatura muito agradável!

Aluguer de barco
Depois das várias reviews que li e mesmo em conversa com amigos que já tinham estado na Sardenha, percebemos que seria boa ideia alugar barco por um dia. Algumas praias na ilha são acessíveis apenas de barco, sendo que isso se aplica a quase todas as praias da costa de Baunei.
Pesquisamos na net e decidimos ir até à marina de Santa Maria Navarrese alugar o nosso barco. Fomos lá num dia e reservamos o barco para o dia seguinte. É a melhor opção porque podem chegar e já não encontrar barcos disponíveis, por isso não perdem nada em reservar com antecedência. Optamos pelo barco com tecto, uma espécie de telhado amovível em lona, uma vez que íamos estar no barco desde as 9h até às 17h. Por ter tecto ficou 30€ mais caro mas achamos que era essencial. Podíamos alugar o barco com condutor ou sem, e o barco onde andamos tinha capacidade para 4 pessoas. Não sei qual das opções ficava mais em conta mas alugamos o barco sem condutor. Foi-nos dada uma breve instrução de como conduzir o barco, que é bem mais fácil do que pensei, e todas as regras que devíamos respeitar, como levantar a hélice quando ancorássemos perto de rochas, ou saber em que praias podíamos ancorar e em que condições, etc. Para aluguer do barco tivemos apenas de apresentar a nossa carta de condução automóvel.

Deixem-me dizer-os que foi o dia que mais curtimos das férias. Saímos do porto bem cedo, levamos snacks para almoçar e lanchar, e desde o porto até à Cala Luna, a última praia onde podíamos ir, levamos mais de 3 horas. Passamos pela Pedra Longa, onde tínhamos estado dois dias antes, pela Cala Goloritzé, onde nem sequer podíamos ancorar o barco, pela  Cala Biriala, Cala Sisine, entre outras, a ainda pelo acesso à Grotta del Fico.

Fomos parando pelo caminho para apreciar a vista e dar uns mergulhos. A última praia onde ancoramos, a Cala Luna, foi onde estivemos mais tempo. Nessa praia podíamos ancorar a 8 metros da costa, tendo em atenção a colocação da âncora para evitar que ficasse presa nas rochas (mas nesta praia é fácil!). Nem vos sei descrever o quão bonita é toda esta costa. Fez-me lembrar as praias da Arrábida mas com água mais limpinha e quente! Demos imensos mergulhos, ainda nadei até à costa e foi muito agradável mesmo. Na volta, sem paragens, demoramos 1h30 atá à marina.

Nesta praia e na Cala Mariolu (Ispuligidenie) há um ferriboat que traz pessoas de um ponto mais a norte e as deixa num terminal de acesso à praia, por isso não estávamos sozinhos nunca, além de que andava por lá imensa gente em barcos mais pequenos como o nosso.

É uma experiência que totalmente recomendo! Vão desfrutar muito mesmo!!!


















1 comentário:

  1. what a beautiful place!
    i like there!
    Like your blog, thank you for sharing.
    https://luxhairshop.com/blogs/ Lux-hair-shop-blogs
    Very good post.
    (*╹▽╹*)

    ResponderEliminar

Thank you for comment!
Big kiss.*Jo